B E N E F Í C I O S


O Leite de Cabra como alimento funcional

O reconhecimento mundial das propriedades nutricionais e funcionais do Leite de Cabra por médicos, pesquisadores e consumidores em geral, é unânime, o que permite a esse alimento a validação funcional, conforme definição mais atualizada sobre o tema que diz: “Entende-se como alimento funcional todo produto alimentício ou componente do alimento e suas participações cientificamente conhecidas na manutenção da saúde, redução de riscos de doenças crônicas e modificação das funções fisiológicas”.

Os produtos lácteos destacam-se por serem os alimentos mais completos e disponíveis na dieta humana. O Leite de Cabra tem propriedades nutricionais, metabólicas e terapêuticas comprovadas ao preconizado nesta definição. A proteína do Leite de Cabra é de alto valor biológico, ajudando no combate à desnutrição e o desenvolvimento normal em crianças e melhorando a nutrição em adultos.

Estudando os atributos físicos do Leite de Cabra, constata-se que a excelente digestibilidade deste alimento, deve-se ao pequeno tamanho dos glóbulos de gordura, com 65% de diâmetros inferiores a 03 microns e pela curta cadeia de ácidos grassos presentes como capróico e cáprico, o que facilita uma rápida absorção da gordura pela mucosa intestinal, englobando os glóbulos de gordura de menor tamanho por processo de pinocitose, sendo estes conduzidos diretamente ao sistema circulatório. Enzimas digestivas como a lípase, atuam eficientemente, quebrando mais rápido a cadeia lipídica do Leite de Cabra, facilitando assim uma digestão mais rápida.

Resultados positivos no tratamento a alergia ao leite de vaca ocasionado pela (lacto albumina bovina), têm mostrado clinicamente que o Leite de Cabra apresenta-se como uma excelente alternativa na cura desta patologia na maioria dos casos. O Leite de Cabra apresenta ausência do pigmento B-caroteno conhecido como provitamina A, que origina a cor amarelada no leite de vaca, em compensação o Leite de Cabra tem em sua composição teores elevados de vitamina A (1850 UI a 2264 UI de retinol), que estão disponibilizados após o consumo e que atuam como coadjuvantes em restituir ou manter os níveis no organismo desta vitamina, evitando-se doenças degenerativas na visão, reprodução, pele e perda de funções orgânicas.

O elevado teor mineral de cálcio, fósforo e magnésio no Leite de Cabra é outro atributo na prevenção da osteoporose, manutenção de ossos, dentes e funções metabólicas em todas as idades. O Leite de Cabra pode ser uma estratégia alimentar na conservação da saúde, minimizando assim o risco de doenças, principalmente nas populações carentes.

FONTE: Luiz Eduardo Laguna – Pesquisador da EMBRAPA/CAPRINOS.

O Leite de Cabra deve ser pasteurizado e congelado para garantir a preservação de todas as suas vantagens e assegurar sua qualidade.

EXPERIMENTE E HABITUE-SE AO LEITE DE CABRA E SEUS DERIVADOS, VOCÊ VAI GOSTAR!